O consumo de ameixa seca melhora a saúde óssea, segundo estudo

O consumo de ameixa seca melhora a saúde óssea, segundo estudo

A densidade mineral óssea diminui rapidamente após a menopausa e as mulheres com mais de 50 anos são mais propensas a sofrer fraturas de quadril, que comumente levam à hospitalização, diminuição da qualidade de vida, perda de independência e redução da expectativa de vida. De acordo com um novo artigo publicado na revista Advances in Nutrition, o consumo diário de ameixas secas é capaz de preservar a densidade mineral óssea no quadril e proteger contra o aumento do risco de fratura em mulheres na pós-menopausa.

O estudo controlado randomizado realizado em 235 mulheres na pós-menopausa mostrou que consumir 50 gramas de ameixas secas (5-6 ameixas) por dia, durante um ano, apresentou benefícios na proteção contra a perda óssea no quadril.

Os resultados são otimistas pois a ameixa seca é um alimento facilmente encontrado e aceito pela população em geral. Pode ser facilmente introduzida na alimentação diária misturada em saladas e em pratos prontos, assim como ingeridas individualmente como um lanche rápido.

.

Bibliografia consultada:

Damani JJ; et al. The Role of Prunes in Modulating Inflammatory Pathways to Improve Bone Health in Postmenopausal Women. Advances in Nutrition, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn