Ômega-3 auxilia na redução dos efeitos colaterais da isotretinoína

Ômega-3 auxilia na redução dos efeitos colaterais da isotretinoína

A isotretinoína é recomendada no tratamento da acne nodular recalcitrante ou grave, mas está associada a efeitos adversos comuns como lábios secos, eczemas, sangramento nasal e problemas oculares. Pesquisas recentes sugerem que pode haver um papel para o ômega-3 oral na diminuição de tais efeitos colaterais da isotretinoína.

Em um estudo, 118 pacientes foram randomizados para receber isotretinoína isoladamente ou isotretinoína associada a 1 g/dia de ômega-3 via oral, por 16 semanas. Na semana 16, a taxa de lábios secos foi de 26% no grupo de isotretinoína em comparação com 14% no grupo de combinação; tendências semelhantes foram observadas com nariz seco (11% vs 0%, respectivamente) e pele seca (11% vs 2%).

A administração oral de ômega-3 nos pacientes com acne em uso de isotretinoína, foi capaz de diminuir os efeitos colaterais mucocutâneos da isotretinoína. Sugere-se fazer a associação da isotretinoína com o ômega-3 no intuito de amenizar os efeitos adversos do fármaco.

.

Bibliografia consultada:

Mirnezami M; Rahimi H. Is Oral Omega-3 Effective in Reducing Mucocutaneous Side Effects of Isotretinoin in Patients with Acne Vulgaris? Dermatology Research and Practice, 2018.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn