Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Fungos nas unhas, também conhecido como onicomicose é uma patologia que acomete tanto as unhas dos pés como das mãos, porém é mais comum nas unhas dos pés. Geralmente é causada pelo Trichophyton rubrum,  mas pode ser causada também pelo Trichophyton mentagrophytes, Epidermophyton floccosum, Candida albicans, Fusarium, Aspergillus, Acremonium, Scytalidium e Scopulariopsis brevicaulis, entre outros.

O tratatamento que pode levar até 12 meses geralmente é feito com antifúngicos orais e/ou tópicos. Para eficácia do tratamento é necessário avaliar diversos aspectos da doença como gravidade, estágio clínico da infecção e sucesso de tratamentos anteriores. Contudo, uma revisão recente trouxe os principais antifúngicos usados no tratamento de onicomicose juntamente com sua eficácia, medida pela taxa de cura micológica e cura completa.

A cura micológica é definida como a erradicação do patógeno fúngico da unha, confirmada por uma preparação negativa de hidróxido de potássio (KOH) (um teste para diferenciar dermatófitos e leveduras de outras doenças da pele). A cura completa é definida como unha 100% limpa além da micologia negativa.

Abaixo segue descrito os 5 principais medicamentos antifúngicos usados na onicomicose e suas respetivas taxas de cura micológica e completa, segundo artigo:

1) Terbinafina

A terbinafina é um antifúngico oral. Possui 70% de cura micológica e 38% de cura completa. Para infecções nas unhas dos pés, o tratamento dura geralmente 12 semanas, tomando um comprimido de 250 mg diariamente.

2) Itraconazol

O itraconazol é outro antifúngico oral com taxa de 54% de cura micológica e 14% de cura completa. O tratamento com itraconazol envolve tomar uma cápsula de 200 mg diariamente por cerca de 12 semanas.

3) Efinaconazol

A solução de efinaconazol a 10% foi aprovada pelo FDA como tratamento para onicomicose em 2014. O antifúngico de uso tópico apresenta uma taxa de cura mcológica 53,4 a 55,2% e cura completa 15,2 a 17,8%. Os pacientes devem aplicar uma solução tópica de efinaconazol a 10% em todas as unhas afetadas diariamente.

4) Tavaborole

Tavaborole é um novo agente antifúngico à base de boro que também foi aprovado pelo FDA para o tratamento de onicomicose em 2014. É um antifúngico tópico com taxa de cura micológica de 31,1% e cura completa de 6,5%. O tratamento envolve a aplicação de uma solução de tavaborole a 5% na unha afetada durante cerca de 48 semanas.

5) Ciclopirox

O ciclopirox é um antifúngico tópico com taxa de cura micológica 29–36% e cura completa podendo chegar a 8,5%. O tratamento que pode durar 48 semanas consiste em aplicar uma vez por dia uma solução a 8% nas unhas afetadas.

.

Bibliografia consultada:

Gupta AK; et al. Recent advances in therapies for onychomycosis and its management. F1000Res. 2019

Related Posts

Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato ...
Magistral Guide
27 de fevereiro de 2024
Pacientes com intolerância à lactose geralmente são aconselhados a evitar leite. No entanto, muitos ...
Magistral Guide
27 de fevereiro de 2024
A canela contém polifenóis que podem melhorar a homeostase da glicose e reduzir as concentrações de ...
Magistral Guide
22 de fevereiro de 2024