Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Certamente você já ouviu que beber vinho faz bem para a saúde. Um dos grandes motivos para essa reputação é a presença do resveratrol, um composto encontrado nas uvas (e em algumas outras plantas) que tem sido reconhecido pela sua potente ação antioxidante, auxiliando principalmente na saúde cardiovascular, cerebral e na longevidade.

Mas antes de começar a abrir a adega para fazer um brinde ao resveratrol é importante esclarecer o quanto de resveratrol é possível encontrar em uma taça de vinho, e se essa dose realmente é uma dose efetiva.  

O resveratrol é um composto produzido pelas plantas com função de defesa. Sua presença é predominante nas cascas de uvas, mirtilos e framboesas. Por isso, produtos oriundos da uva (como o vinho) são ricos em resveratrol. Mas cuidado, nem toda uva produz a mesma quantidade de resveratrol, prevalecendo uma maior quantidade nos vinhos tintos.

Uma dose usual de resveratrol em cápsula varia de 5 a 250 mg ao dia. Então quantas taças seriam necessárias beber para ingerir cerca de 50 mg de resveratrol?

Tipos de VinhoQuantidade média de resveratrol mg / 100 mLNúmero de copos (150 ml) que você precisa beber para obter 50 mg de resveratrol
Vinho Tinto (St. Laurent, Pinot noir)0,27123
Vinho de Rosa (Cabernet Sauvignon, Syrah)0,12277
Vinho branco (Chardonnay, Sauvignon Blanc)0,04833
Vinho espumante (champanhe, prosecco)0,0093703

.

O fato de o vinho ser considerado uma panacéia está muito mais atribuído a sua associação com hábitos alimentares saudáveis, como a dieta do mediterrâneo, do que propriamente ao efeito do resveratrol. Com moderação, o vinho tinto pode fazer parte de uma dieta balanceada. Mas seu uso não deve ser justificado pela presença do resveratrol.  Seria necessário quantidades altíssimas de vinho – o que ocasionaria efeito deletério na saúde – para se obter uma dose efetiva de resveratrol. 

.

Bibliografia consultada:

Weiskirchen, Sabine et al. “Resveratrol: How Much Wine Do You Have to Drink to Stay Healthy? 1, 2, 3.” Adv Nut., July 2016

Disponível em Life Extension. Traduzido e adaptado por Magistral Guide

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024