Em junho de 2022 uma revisão concluiu que a ingestão de 3 g/dia de ômega-3 é a dose ideal capaz de diminuir em média 4,5 mm Hg da pressão arterial sistólica, para aqueles com hipertensão e, cerca de 2 mm Hg em média, para aqueles sem (clique aqui para ler matéria completa). Agora, uma nova revisão buscou encontrar a dose terapêutica ideal para ser usada nos pacientes com aterosclerose.
Para o estudo os pesquisadores relataram os resultados de 17 trabalhos que forneceram informações sobre dose de ômega-3 e níveis sanguíneos em pacientes com doença aterosclerótica crônica. Os pesquisadores determinaram que a dose de 1,8 g a 3,4 g por dia, durante três a seis meses, ou 4,4 g por dia durante um a seis meses foram os regimes mais eficazes para aumentar os ácidos graxos ômega-3 no sangue para níveis terapêuticos.
Os autores concluem alertando para a necessidade de ajuste da dose de ômega-3 afim de melhorar os resultados clínicos e reduzir o risco de mortalidade cardíaca nos pacientes com aterosclerose.
.
Bibliografia consultada:
Nayda NC; et al. The effect of omega-3 polyunsaturated fatty acid intake on blood levels of omega-3s in people with chronic atherosclerotic disease: a systematic review. Nutrition reviews, 2023.