O sulforafano é um isotiocianato encontrado em vegetais crucíferos, como couve-flor e brócolis. Alguns estudos apontam que seu uso é capaz de proporcionar benefícios nas funções cognitivas, humor e redução de sintomas dos pacientes com esquizofrenia. No entanto, ainda não está claro se a ingestão de sulforafano de forma isolada tem efeitos benéficos na cognição e no humor em idosos.
Um estudo randomizado controlado de 12 semanas, buscou esclarecer melhor os benefícios do sulforafano e designou 144 adultos idosos para o estudo. Os participantes foram distribuídos em 2 grupos. Em um grupo receberam três cápsulas contendo 30 mg de glucorafanina, que é convertida em sulforafano via tioglucosidase microbiana intestinal. O outro grupo recebeu apenas placebo.
O grupo de intervenção apresentou melhora do processamento cognitivo e diminuição do humor negativo em comparação ao grupo placebo. Esses resultados indicam que o uso de sulforafano pode ser um aliado nutricional para a saúde cerebral dos idosos.
.
Bibliografia consultada:
Nouchi R; et al. Effects of sulforaphane intake on processing speed and negative moods in healthy older adults: Evidence from a randomized controlled trial. Front. Aging Neurosci, 2022.