Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Diversos estudos relatam que pessoas com diabetes são mais propensas a ter deficiência de zinco do que aquelas sem a doença. Os pesquisadores também sugerem que baixos níveis de zinco são um bom indicador de problemas relacionados ao controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2.

Como tal, esses dados sugerem que a suplementação de zinco pode ajudar no controle do diabetes como terapia adjuvante. Assim, um estudo de revisão sistemática e meta-análise teve como objetivo  comparar os efeitos das intervenções de zinco em baixa (<25 mg/dia) versus alta dose (≥25 mg/dia) e de curta versus longa duração (<12 semanas e ≥12 semanas, respectivamente) sobre fatores de risco para diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Foram selecionados 27 estudos para a pesquisa. A suplementação de zinco de baixa dose (<25 mg/dia) beneficiou significativamente a glicemia de jejum, resistência à insulina, triglicérides, colesterol total e colesterol LDL. Já a suplementação de zinco de alta dose (≥25 mg/dia) beneficiou a resistência à hemoglobina e à insulina. Intervenções de curta duração (<12 semanas) melhoraram a glicemia de jejum, resistência à insulina e triglicérides, enquanto estudos de longa duração (≥12 semanas) foram importantes para a glicemia de jejum, triglicérides e colesterol total e LDL.

Dessa forma, a suplementação de zinco em baixa dose e longa duração foi a terapia que mais melhorou cada um dos fatores de risco para diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

.

Bibliografia consultada:

Pompano LM; Boy E. Effects of Dose and Duration of Zinc Interventions on Risk Factors for Type 2 Diabetes and Cardiovascular Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. Advances in Nutrition, 2021.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024