Em um estudo publicado na BMJ Journal, pacientes com diabetes tipo 2 que beberam uma dose de suplemento contendo proteína do soro do leite, antes das refeições, apresentaram resultados promissores nos níveis endógenos de glicose.
Para comparar os benefícios potenciais da proteína de soro de leite, os participantes consumiram aleatoriamente 15 g de proteína do soro do leite 10 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar durante 7 dias ou uma bebida sem aporte proteico, placebo. O monitoramento contínuo da glicose rastreou automaticamente os níveis de glicose no sangue ao longo da semana.
Os resultados do monitoramento contínuo da glicose revelaram que os níveis de glicose foram muito melhor controlados ao tomar o suplemento de soro de leite antes das refeições. Em média, eles tiveram duas horas extras por dia de níveis normais de açúcar no sangue em comparação com os sem proteína. Além disso, seus níveis diários de glicose no sangue foram 0,6 mmol/L mais baixos em comparação com quando consumiram o suplemento sem nenhuma proteína.
Acredita-se que a proteína do soro funciona de duas maneiras, primeiro, diminuindo a rapidez com que os alimentos passam pelo sistema digestivo e, em segundo lugar, estimulando vários hormônios importantes que impedem que o açúcar no sangue suba tão alto.
Os pequisadores pretende seguir com o estudo avaliando os resultados em maior escala e por um período mais longo de até seis meses. Além disso, planejam também analisar proteínas alternativas, como aquelas que vêm de fontes vegetais como ervilhas, fungos e batatas, para abrir opções para necessidades dietéticas veganas.
.
Bibliografia consultada:
Smith K; et al. Thrice daily consumption of a novel, premeal shot containing a low dose of whey protein increases time in euglycemia during 7 days of free-living in individuals with type 2 diabetes. BMJ Open Diabetes Research & Care , 2022.