Nas últimas duas décadas, o fruto do açaí (Euterpe oleracea) tem se destacado como importante nutracêutico na prevenção de diversas doenças e processos de envelhecimento. Estudos recentes apontam efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes no cérebro mostrando resultados positivos na prevenção de doenças neurodegenerativas e na redução da ansiedade.
Ratos Wistar machos de oito semanas foram alimentados com uma dieta enriquecida com polpa de Euterpe oleracea ou uma dieta enriquecida com azeite de oliva (dieta de controle de gordura com ácidos graxos poliinsaturados [PUFA]) ou uma dieta alimentar por 31 dias. Em seguida, os animais foram submetidos a uma bateria de testes comportamentais e avaliado o estresse oxidativo no hipocampo.
A dieta enriquecida com Euterpe oleracea preservou o desempenho motor espontâneo, aumentou a exploração no ambiente aversivo (efeitos do tipo ansiolítico), melhorou a memória e reduziu o nível de peroxidação lipídica no hipocampo. Esses resultados positivos da dieta enriquecida com Euterpe oleracea sugerem efeitos do tipo ansiolítico e melhora da consolidação da memória, possivelmente devido aos níveis reduzidos de peroxidação lipídica no hipocampo.
.
Bibliografia consultada:
Carvalho TS; et al. Açaí (Euterpe oleracea) pulp-enriched diet induces anxiolytic-like effects and improves memory retention. Food Nutr Res. 2022