Estudos indicam que o microbioma intestinal humano está relacionado com a saúde mental por meio de interações bidirecionais dentro do eixo cérebro-intestino-microbioma, envolvendo as vias imunológicas, neurais, endócrinas e metabólicas entre o intestino e o cérebro. Modificações nesse eixo leva a alterações na resposta e nos comportamentos ao estresse, podendo ocasionar vários transtornos psiquiátricos, incluindo depressão, ansiedade e insônia.
O uso de determinadas cepas de bactérias tem se mostrado um tratamento promissor para a saúde mental e distúrbios do sono. Com isso, um estudo publicado na revista Nutrients buscou verificar a eficácia e segurança de uma mistura de probióticos contendo Lactobacillus reuteri NK33 (2,0 x 109 UFC) e Bifidobacterium adolescentis NK98 (0,5 x 109 UFC), na melhora do estresse, depressão, ansiedade e distúrbios do sono.
Para a pesquisa, 156 adultos saudáveis com sintomas subclínicos de depressão, ansiedade e insônia foram designados aleatoriamente para receber probióticos ( n = 78) ou um placebo ( n= 78) por oito semanas. Os participantes completaram o questionário de Resposta ao Estresse, o questionário de Depressão e Ansiedade de Beck, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg e o Índice de Gravidade da Insônia no início do estudo, com quatro e oito semanas de tratamento. Foram também realizados exames de sangue pré e pós-tratamento para avaliar alguns biomarcadores.
O grupo que recebeu probióticos teve uma redução mais significativa nos sintomas de depressão e ansiedade e experimentaram uma melhora na qualidade do sono. Avaliando os parâmetros bioquímicos, aqueles que receberam probióticos apresentaram uma redução nos níveis séricos de interleucina-6, uma citocina pró-inflamatória.
Dessa forma, os resultados sugerem que o uso dos probióticos Lactobacillus reuteri NK33 + Bifidobacterium adolescentis NK98 é seguro e bem tolerado com efeitos benéficos na depressão e qualidade do sono de adultos saudáveis. Acredita-se que a melhora da saúde mental esteja relacionada com redução das proporções de bactérias do gênero Enterobacteriaceae, em conjunto com aumento de Bifidobacteriaceae e Lactobacillaceae.
.
Bibliografia consultada:
Lee HJ; et al. Effects of Probiotic NVP-1704 on Mental Health and Sleep in Healthy Adults: An 8-Week Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Nutrients. 2021