Uso de vitamina B6 reduz os sintomas de depressão em mulheres que tomam anticoncepcionais orais

Uso de vitamina B6 reduz os sintomas de depressão em mulheres que tomam anticoncepcionais orais

Pacientes que utilizam anticoncepcionais por via oral têm um risco aumentado de apresentar baixas concentrações plasmáticas de vitamina B6, um cofator na via triptofano-serotonina crítica para a regulação do humor. Com tudo, pesquisadores americanos do College of Health Solutions realizaram uma recente pesquisa avaliando se a suplementação de vitamina B6 poderia reduzir os sintomas de depressão e melhorar o estado de humor em mulheres universitárias que utilizam anticoncepcionais.

As participantes eram saudáveis, com idade entre 18 e 25 anos, não tomavam suplementos alimentares e usavam anticoncepcionais contendo estrogênio com progestina de forma constante por pelo menos 1 ano. Durante o estudo duplo-cego e randomizado de 12 semanas (4 semanas usando 100 mg de vitamina B6 diariamente ou placebo e 4 semanas sem administração).

O Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II) e o Perfil dos Estados de Humor (POMS) foram usados ​​para avaliar a saúde mental antes e após cada período de tratamento de 4 semanas. Os resultados mostram que as pontuações do BDI-II foram reduzidas em 20% pela suplementação de vitamina B6 em comparação com um aumento de 11% com a ingestão de placebo. As pontuações do POMS não foram significativamente afetadas pela suplementação de vitamina B6. 

Esses dados preliminares apoiam uma literatura crescente sugerindo os benefícios da suplementação de B6 para reduzir os sintomas de depressão em mulheres jovens em uso de anticoncepcional porém estudos com maior número de pacientes são necessários.

.

Bibliografia consultada:

Curtin AC; Johnston CS. Vitamin B6 Supplementation Reduces Symptoms of Depression in College Women Taking Oral Contraceptives: A Randomized, Double-Blind Crossover Trial. J Diet Suppl, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn