Existem várias formulações fitoterápicas para diabetes tipo 2 (DM2), mas muitas delas não foram comparadas diretamente para estabelecer os métodos mais eficazes. Uma recente revisão sistemática e meta-análise teve como objetivo comparar e classificar os efeitos das formulações fitoterápicas, combinando evidências diretas e indiretas sobre o tratamento do DM2.
Um total de 44 ensaios foi incluído 3.130 participantes. Os fitoterápicos que apresentaram melhores resultados no controle glicêmico, reduzindo significativamente a glicemia de jejum em comparação com o placebo foram: vinagre de maça, canela, curcumina e o feno grego. Notavelmente, apenas o vinagre de maça e as sementes de feno grego foram considerados significativamente eficazes na redução da HbA1C.
Os autores esperam que a revisão ajude os profissionais de saúde e as pessoas com diabetes tipo 2 a compreender a eficácia de diferentes fitoterápicos e a considerar a incorporação desses insumos no tratamento padrão de diabetes.
.
Bibliografia consultada:
Kulmar S; et al. Comparative effectiveness of six herbs in the management of glycemic status of type 2 diabetes mellitus patients: A systematic review and network meta-analysis of randomized controlled trials. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, 2023.