β-alanina pode apoiar a função cognitiva em adultos mais velhos

β-alanina pode apoiar a função cognitiva em adultos mais velhos

A suplementação com β-alanina aumenta as concentrações de carnosina muscular, o que otimiza a capacidade do músculo de tamponar os aumentos na formação de íons de hidrogênio durante o exercício de alta intensidade.  A β-alanina pode atravessar a barreira hematoencefálica e pode também aumentar o conteúdo de carnosina em todas as regiões do cérebro sugerindo que seu uso poderia afetar o tecido neural e potencialmente promover a saúde do cérebro. 

Considerando os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes atribuídos ao aumento dos níveis de carnosina nos tecidos, o objetivo deste estudo foi examinar o efeito da suplementação de β-alanina na função cognitiva, humor e função física em idosos sedentários.

Um estudo publicado na Nutrients investigou 10 semanas de suplementação de β-alanina em mudanças na função cognitiva, humor e desempenho físico em 100 adultos mais velhos. Os participantes foram randomizados em um grupo que ingeriu 2,4 g/dia de β-alanina ou placebo. 

Os participantes de β-alanina experimentaram melhorias significativas nos escores da avaliação cognitiva de Montreal e na escala de depressão geriátrica em comparação com o placebo. Os resultados sugeriram que a suplementação de β-alanina pode melhorar a função cognitiva em adultos mais velhos cuja função cognitiva no início do estudo estava igual ou abaixo do normal e possivelmente reduzir os escores de depressão.

.

Bibliografia consultada:

Ostfeld I; et al. Role of β-Alanine Supplementation on Cognitive Function, Mood, and Physical Function in Older Adults; Double-Blind Randomized Controlled Study. Nutrients, 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn