As pessoas que desejam manter a massa e a força muscular podem se beneficiar dos ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (PUFAs) ômega-3, de acordo com uma meta-análise publicada na edição de dezembro de 2021 da Clinical Nutrition ESPEN.
As descobertas sugerem que o ômega-3 pode trazer benefícios principalmente para as pessoas em risco de sarcopenia (perda muscular que ocorre durante o envelhecimento). A sarcopenia está associada a um declínio na capacidade funcional do músculo, o que leva à incapacidade física, menor qualidade de vida e aumento do risco de morte.
Os pesquisadores analisaram 66 estudos randomizados e controlados que examinaram os efeitos da ingestão de ácidos graxos ômega-3 na massa corporal magra (massa livre de gordura), massa muscular esquelética e outras medidas de massa e força muscular entre homens e mulheres saudáveis e indivíduos com doenças que incluíam câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica, artrite reumatóide, doença renal, distrofia muscular de Duchenne, insuficiência cardíaca e obesidade mórbida. A duração do estudo variou de 6 dias a 36 meses, com duração média de 56 dias.
A meta-análise encontrou melhora significativa na associação com a ingestão de ômega-3 em comparação aos grupos controle. Especificamente, a massa corporal magra, a massa muscular esquelética e a força muscular do quadríceps melhoraram significativamente em associação com a ingestão de ômega-3.
.
Bibliografia consultada:
Bird JK; et al. The effect of long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids on muscle mass and function in sarcopenia: A scoping systematic review and meta-analysis. Clinical Nutrition ESPEN, 2021.