Especialistas apotam que níveis séricos de vitamina D deve estar entre 20 a 30 nanogramas por mililitro (ng/mL), porém para pessoas pré-diabéticas, esse valor pode não ser suficiente. Um estudo recente descobriu que níveis séricos de vitamina D de 40 ng/mL ou mais estavam associados a efeitos protetores contra o desenvolvimento de diabetes.
Os pesquisadores analisaram dados de 2.362 homens e mulheres pré-diabéticos que participaram de um estudo que examinou a associação entre a ingestão de 4.000 UI de vitamina D e o risco de desenvolver diabetes. Os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D foram medidos antes de um período médio de acompanhamento de 2,5 anos e foram repetidos a cada ano.
Os resultados apontam que os participantes caucasianos e negros cujos níveis médios anuais de vitamina D medidos durante o estudo foram de 40 ng/mL ou mais tiveram riscos significativamente menores (- 58% e 49%, respectivamente) de desenvolver diabetes do que aqueles cujos níveis estavam entre 20 ng/mL e 30 ng/mL. Um nível sérico de vitamina D de 40 ng/mL ou mais também foi significativamente protetor para os participantes que tinham índices de massa corporal <40 kg/m2.
Sendo assim, entre as pessoas com pré-diabetes, a concentração ideal de 25(OH)D pode ser ≥ 40 ng/mL para otimizar os esforços de prevenção do diabetes.
.
Bibliografia consultada:
Chatterjje R; et al. Effect of intratrial mean 25(OH)D concentration on diabetes risk, by race and weight: an ancillary analysis in the D2d study. The American Journal of clinical, 2023.