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Café é uma das paixões dos brasileiros. Para a maioria das pessoas o dia só começa após uma boa xícara de café, principalmente após uma noite mal dormida. Mas esse hábito pode comprometer, e muito, o controle dos níveis de açúcar no sangue. Foi o que constatou uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition que analisou o efeito do sono interrompido e do café da manhã em uma variedade de marcadores metabólicos diferentes.

Para seu estudo, os pesquisadores da Universidade de Bath pediram a 29 homens e mulheres saudáveis ​​que se submetessem a três experimentos noturnos diferentes em ordem aleatória:

  1. os participantes tiveram uma noite de sono normal e foram solicitados a consumir uma bebida açucarada ao acordar pela manhã.
  2. os participantes tiveram uma noite de sono interrompida (foram acordados a cada hora por cinco minutos) e, ao acordar, receberam a mesma bebida açucarada.
  3. os participantes experimentaram a mesma perturbação do sono (ou seja, sendo acordados durante a noite), mas desta vez receberam primeiro um café forte 30 minutos antes de consumir a bebida açucarada.

Em cada um desses testes, amostras de sangue dos participantes foram coletadas após a bebida de glicose, que em conteúdo energético (calorias) espelhava o que poderia ser consumido no café da manhã.

Suas descobertas destacam que uma noite de sono interrompido não piorou as respostas de glicose no sangue / insulina dos participantes no café da manhã, quando comparado a uma noite normal de sono. Pesquisas anteriores sugerem que perder muitas horas de sono em uma e/ou várias noites pode ter efeitos metabólicos negativos, por isso é reconfortante saber que uma única noite de sono fragmentado (por exemplo, devido à insônia, perturbação do ruído ou um novo bebê) não têm o mesmo efeito.

No entanto, o café preto forte consumido antes do café da manhã aumentou substancialmente a resposta da glicose no sangue ao café da manhã em cerca de 50%. Embora pesquisas em nível populacional indiquem que o café pode estar relacionado à boa saúde, pesquisas anteriores demonstraram que a cafeína tem o potencial de causar resistência à insulina. Este novo estudo, portanto, revela que o hábito comum de beber café após uma noite de sono ruim pode resolver o problema de sonolência, mas pode criar outro ao limitar a capacidade do corpo de tolerar o açúcar do café da manhã.

Simplificando, nosso controle de açúcar no sangue é prejudicado quando a primeira coisa com que nosso corpo entra em contato é o café, especialmente após uma noite de sono interrompido. Podemos melhorar isso comendo primeiro e bebendo café mais tarde, se sentirmos que ainda sentimos a necessidade.

O pesquisador principal, Harry Smith, do Departamento de Saúde em Bath, acrescentou: “Esses resultados mostram que uma noite de sono interrompido sozinha não piorou a resposta de glicose / insulina dos participantes à bebida açucarada em comparação com uma noite normal de sono, o que será reconfortante para muitos de nós. No entanto, começar um dia após uma noite de sono ruim com um café forte teve um efeito negativo no metabolismo da glicose em cerca de 50%.”

Então, fica a dica: Café pela manhã puro ou somente após o café da manhã.

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Bibliografia consultada

Harry A. Smith, Aaron Hengist, Joel Thomas, Jean-Philippe Walhin, Philippa Heath, Oliver Perkin, Yung-Chih Chen, Javier T. Gonzalez, James A. Betts. Glucose control upon waking is unaffected by hourly sleep fragmentation during the night, but is impaired by morning caffeinated coffee. British Journal of Nutrition, 2020

Publicado em Science Daily. Traduzido e adaptado por Magistral Guide

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