Pacientes diabéticos que utilizam taurina, isoladamente ou em combinação com outros nutrientes, tiveram melhorias no controle da glicose, de acordo com uma recente revisão e meta-análise de ensaios clínicos publicados na Food Chemistry: Molecular Sciences.
Dos 2.206 estudos identificados para a pesquisa, 5 ensaios clínicos randomizados foram elegíveis e incluídos na análise, totalizando 209 homens e mulheres com diabetes tipo 1 ou tipo 2. Em comparação com o grupo controle, a taurina reduziu significativamente a HbA1c, glicose sanguinea em jejum e HOMA-IR.
Segundo os autores, acredita-se que esse potencial efeito seja atribuído as propriedades antioxidantes da taurina, sua capacidade de apoiar uma resposta inflamatória saudável e seu efeito protetor nas células pancreáticas. Assim, a taurina surge como uma nova opção para o manejo de pacientes com diabetes, porém, mais estudos são necessários para entender o efeito potencial da taurina nesses pacientes.
.
Bibliografia consultada:
Tao X; et al. The effects of taurine supplementation on diabetes mellitus in humans: A systematic review and meta-analysis. Food Chemistry: Molecular Sciences, 2022.