Embora se saiba que o nitrato presente principalmente na beterraba melhora o exercício, tanto aumentando a resistência quanto aprimorando o exercício de alta intensidade, os pesquisadores ainda têm muito a aprender sobre o porquê desse efeito e como o corpo converte o nitrato ingerido no óxido nítrico para ser usado pelas nossas células.
No intuito de esclarecer melhor o mecanismo do nitrato no corpo, pesquisadores rastrearam a distribuição de nitrato ingerido na saliva, sangue, músculo e urina de dez voluntários saudáveis, que foram solicitados a realizar exercícios máximos para as pernas.
Uma hora após a ingestão do nitrato, os participantes foram solicitados a realizar 60 contrações do quadríceps na intensidade máxima durante cinco minutos. A equipe encontrou um aumento significativo nos níveis de nitrato no músculo. Durante os exercícios, os pesquisadores descobriram que esse aumento de nitrato causou um aumento na força muscular de 7%, em comparação aos participantes que tomaram o placebo.
Estudos anteriores haviam encontrado um aumento de nitrato nos tecidos e fluidos corporais após a ingestão de nitrato dietético. Ao usar o rastreador no novo estudo, os pesquisadores foram capazes de avaliar com precisão onde o nitrato é aumentado e ativo e também lançar uma nova luz sobre como o nitrato que consumimos é usado para melhorar o desempenho do exercício.
.
Bibliografia consultada:
Kadach S. 15 N ‐labeled dietary nitrate supplementation increases human skeletal muscle nitrate concentration and improves muscle torque production. Acta Phyiologica, 2023.