O consumo de beterraba pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e cognitiva através da alteração do microbioma oral

O consumo de beterraba pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e cognitiva através da alteração do microbioma oral

Muitas bactérias orais desempenham um papel na transformação do nitrato inorgânico em nitrito, que atua como um precursor do óxido nítrico, um regulador do tônus ​​vascular e da neurotransmissão. Beber suco de beterraba , que é rico em nitrato inorgânico, promove comunidades de bactérias orais associadas a vasos sanguíneos e funções cerebrais mais saudáveis, de acordo com uma nova pesquisa conduzida pela Universidade de Exeter.

No estudo, os cientistas pesquisaram as comunidades bacterianas orais em amostras de saliva de 30 pessoas idosas após 10 dias de nitrato inorgânico na dieta (suco de beterraba rico em nitrato) e placebo (suco de beterraba sem nitrato). Os resultados mostraram níveis mais altos de bactérias associadas a uma boa saúde vascular e cognitiva, e níveis mais baixos de bactérias ligadas a doenças e inflamação.

A abundância relativa de Proteobacteria aumentou, enquanto Bacteroidetes, Firmicutes e Fusobacteria diminuíram após a suplementação de nitrato. As bactérias Rothia e Streptococcus mostraram relação com a saúde cardiovascular, enquanto a Neisseria e Haemophilus com a cognição. As bactérias Prevotella e Veillonella foram associadas ao metabolismo pró-inflamatório e diminuiu após a suplementação de nitrato, incluindo uma diminuição na abundância relativa do Clostridium difficile patogênico.

Houve também redução da pressão arterial sistólica nos participantes, em média cinco pontos (mmHg) depois de beber o suco de beterraba. Contudo, futuros trabalhos serão necessários para avaliar se esses resultados promissores seria verificado em outras faixas etárias e entre pacientes que já apresentam problemas de saúde cardiovascular e cognitiva.

,

Bibliografia consultada:

Anni Vanhatalo et al. 2021. Network analysis of nitrate-sensitive oral microbiome reveals interactions with cognitive function and cardiovascular health across dietary interventions. Redox Biology, 2021.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn