Ômega-3 pode ser o mais novo aliado na qualidade do sono

Ômega-3 pode ser o mais novo aliado na qualidade do sono

Durante anos, vários estudos indicaram que o consumo de ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária, mas pesquisas recentes estão identificando outras áreas da saúde humana em que os ômega-3 podem desempenhar um papel benéfico. Cada vez mais, evidências tem apontado que o consumo de ômega-3 pode estar também relacionado a saúde mental e, mais recentemente a saúde do sono.

Um estudo publicado na Sleep Health examinou 1314 adultos com idade média de 47 anos no intuito de avaliar a associação entre os níveis sanguíneos de ácidos graxos ômega-3 e o sono. Os pesquisadores descobriram que os níveis sanguíneos de EPA, DHA e ácidos graxos ômega-3 totais foram persistentemente mais baixos entre os adultos que tiveram sono muito curto (menos de 5 horas) em relação aos adultos que tiveram sono normal (7-9 horas). Porém, análises adicionais revelaram que não houve associações significativas entre os níveis totais de ácidos graxos ômega-3 na circulação e dificuldade em adormecer ou distúrbios do sono.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para esclarecer a causalidade e os mecanismos subjacentes que ligam a ingestão diária de ácidos graxos ômega-3 à melhora do sono, os resultados deste estudo se somam a um crescente corpo de pesquisa que sugere que os ácidos graxos ômega-3 têm um papel ainda maior do que se pensava no apoio à saúde humana.

.

Bibliografia consultada:

Murphy RA; et al. Association of omega-3 levels and sleep in US adults, National Health and Nutrition Examination Survey, 2011-2012. Sleep health, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn