Uma recente revisão publicada em outubro de 2020 na revista Antioxidants, avaliou os estudos publicados sobre o consumo do chá verde e seus benefícios na saúde das articulações e músculos esqueléticos em idosos.
A osteoartrite e a sarcopenia são as duas principais doenças das articulações e dos músculos esqueléticos, prevalentes durante o envelhecimento. A osteoartrite é uma doença degenerativa e inflamatória multifatorial progressiva da cartilagem articular. A proteção da cartilagem e o controle da dor são as duas estratégias mais importantes no tratamento da osteoartrite. A sarcopenia, uma condição de perda de massa e força muscular, está associada ao comprometimento da inervação neuromuscular, à transição do tipo de fibra muscular esquelética e redução da capacidade regenerativa muscular.
Evidências recentes sugerem que as catequinas do chá verde desempenham um papel importante na manutenção de articulações e músculos esqueléticos saudáveis. Acredita-se que os efeitos das catequinas do chá verde na saúde das articulações sejam devido a regulação negativa dos mediadores de sinalização inflamatória, a regulação positiva dos mediadores anabólicos e também através da modulação da expressão de miRNAs, resultando na redução da morte de condrócitos, degradação do colágeno e proteção da cartilagem. Já nos músculos esqueléticos, estima-se que os efeitos sejam por meio da manutenção de um equilíbrio dinâmico entre a síntese e degradação de proteínas e o aumento da síntese do metabolismo energético mitocondrial, resultando em homeostase muscular favorável e mitigação da atrofia muscular com o envelhecimento.
O estudo analisou mais de 25 publicações sobre o tema e conclui que as catequinas do chá verde têm demonstrado um grande potencial para prevenir, retardar, aliviar e até mesmo tratar distúrbios relacionados aos músculos esqueléticos e articulares relacionados ao envelhecimento. O uso de chá verde rico em epigalocatequina (um tipo de catequina) pode ser administrado conjuntamente com os medicamentos para osteoartrite e sarcopenia no intuito de reduzir a dose do medicamento e aumentar sua eficácia. No entanto há necessidade mais estudos em humanos afim de avaliar a dose exata e o tempo de intervenção das catequinas do chá verde para a manutenção ou promoção da saúde das articulações e músculos esqueléticos.
.
Referencias consultadas:
Luk HY, et al. Impacts of Green Tea on Joint and Skeletal Muscle Health: Prospects of Translational Nutrition. Antioxidants, 2020.