Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Quem curte horóscopo sabe que a imagem que representa o signo de câncer é um caranguejo. Isso porque a palavra câncer deriva do grego karkinos, que significa caranguejo. Mas, falando agora de câncer como patologia, por que essa doença tem relação a um caranguejo?

A história do câncer é longa e rende uma bela biografia no livro “o imperador de todos os males”. Acredita-se que a primeira descrição sobre câncer que se tem conhecimento foi feita por Imhotep (2655 – 2600 a.C), citando-o como uma “massa salienta no peito, fria, dura e densa como uma fruta e espalhando por debaixo da pele”. Porém foi por volta de 400 a.C que a doença foi batizada como câncer, quando Hipócrates avaliou um tumor com vasos sanguíneos inchados fazendo imaginar um caranguejo enterrado na areia de patas abertas em círculo. 

E a palavra onco você sabe da onde surgiu? Onkos também derivado do grego, era um termo utilizado para denominar uma massa, uma carga ou mais comumente um fardo, visto que o câncer era imaginado como um peso carregado pelo corpo.

.

Bibliografia consultada:

Mukherjee. S. O imperador de todos os males. Companhia das letras, 2012.

Related Posts

Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato ...
Magistral Guide
26 de novembro de 2020
A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal que afeta de 15% a 50% das mulheres em idade ...
Magistral Guide
25 de novembro de 2020
Sim, você não leu errado. A ocitocina, o hormônio conhecido como “hormônio do amor” que regula o ...
Magistral Guide
20 de novembro de 2020