Rir com amigos associado a menor risco de deficiência funcional

Rir com amigos associado a menor risco de deficiência funcional

Dia 20 de julho comemoramos o dia da amizade e nada melhor do que estar na companhia de bons amigos para rir muito. O riso é bom para a alma e também para a saúde – incluindo o coração, os pulmões e o controle do estresse. 

Um estudo publicado Preventive Medicine sugere que rir com os amigos está associado a um risco reduzido de desenvolver incapacidade funcional – ou seja, problemas para realizar atividades cotidianas essenciais (como tomar banho ou se vestir). Os pesquisadores avaliaram os hábitos de riso auto-relatados de mais de 12.000 pessoas no Japão com 65 anos ou mais. Os cientistas perguntaram que tipos de situações faziam os participantes rirem, com que frequência eles riam e com quem riam. 

Os resultados apontaram que em comparação com as pessoas que normalmente riam sozinhas, as pessoas que normalmente riam em uma conversa com amigos tinham um risco 30% menor de serem deficientes funcionais. O estudo foi observacional e não prova que rir foi a causa da melhora da função física das pessoas. Mas sabemos que um senso de conexão social está ligado a muitos aspectos da boa saúde.

.

Bibliografia consultada:

Disponível em Harvard Health. Traduzido e adaptado por Magistral Guide.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn