Muitas pessoas tomam suplementos dietéticos, como vitaminas e minerais, para preencher as lacunas nutricionais em sua dieta. No entanto há evidências sugerindo que uma ingestão inadequada de nutrientes, como vitaminas A, C, D, E e K, cálcio e magnésio, pode estar relacionada a problemas de sono. Por outro lado, a adminstração de certas vitaminas também podem levar a distúrbios do sono. Trouxemos uma revisão com o que há de mais atual sobre o tema para elucidar melhor a relação das vitaminas e minerais na qualidade do sono.
Vitamina D
Evidências crescentes sugerem que a vitamina D desempenha um papel no sono mas essa relação ainda não está bem compreendida. Acredita-se que a vitamina D tenha envolvimento nas vias que regulam a melatonina, o hormônio que ajuda a controlar o ciclo de sono no corpo.
É interessante obervar que a vitamina D e a melatonina têm ritmos opostos. A pele sintetiza a vitamina D através da exposição à luz solar, enquanto a glândula pineal produz melatonina principalmente à noite. Assim, aumentar os níveis de vitamina D com suplementos pode suprimir a geração de melatonina, levando a distúrbios do sono. Mas, uma deficiência de vitamina D pode também aumentar o risco de distúrbios e pode estar associada a dificuldades para dormir, menor duração do sono e acordar várias vezes.
Vitamina B12
A relação da vitamina B12 com o sono é conflitante. Algumas pesquisas indicam que quantidades maiores de vitamina B12 estão associadas a uma duração mais curta do sono e a um maior risco de insônia. No entanto, outra pesquisa descobriu que elevar os níveis de vitamina B12 não alterava o sono de uma pessoa ou as atividades de vigília. Além disso, tomar complexo de vitamina B com magnésio e melatonina pode melhorar a regulação do sono e a insônia.
Vitamina C
Como a vitamina C pode afetar a duração e a qualidade do sono ainda é incerto. Um estudo comparando pessoas que dormem pouco e muito tempo descobriu que as pessoas com a menor ingestão de vitamina C dormiam por menos tempo. Outro estudo identificou altos níveis plasmáticos de vitamina C entre os que dormem muito.
Algumas pesquisas sobre sono em pacientes com câncer sugerem que o aumento do consumo de vitamina C pode beneficiar a saúde do sono e melhorar os sintomas de insônia.
Vitamina B6
A Vitamina B6 está envolvida e diversos processos metabólicos, incluindo na síntese de neurotransmissores como a serotonina, que auxilia na regulação dos padrões de sono. Estudos sugerem que a vitamina B6 pode melhorar a qualidade e a duração do sono, aumentando a quantidade de sonhos possíveis de recordar.
.
Bibliografia consultada:
Abboud M. Vitamin D Supplementation and Sleep: A Systematic Review and Meta-Analysis of Intervention Studies. Nutrients, 2022.
Beydoun MA; et al. Serum Nutritional Biomarkers and Their Associations with Sleep among US Adults in Recent National Surveys. PlosOne, 2014.
Wallen TC; et al. Lack of association between serum vitamin B12 and nocturnal sleep parameters following cyanocobalamin supplementation in healthy adults. Helyon, 2022.
Kmiecik AO. The Role of Vitamin C in Two Distinct Physiological States: Physical Activity and Sleep. Nutrients, 2020.
Noorwali EA; et a. The relationship between sleep duration and fruit/vegetable intakes in UK adults: a cross-sectional study from the National Diet and Nutrition Survey. Epidemiology, 2017.
Grandner MA; et al. Dietary nutrients associated with short and long sleep duration. Data from a nationally representative sample. Appetite, 2013.
Garcia CG; Baik I. Effects of poly-gamma-glutamic acid and vitamin B6 supplements on sleep status: a randomized intervention study. Nutr Res Pract. 2021
Disponível em Medical News Today. Traduzido e adaptado por Magistral Guide