Cranberries são frutas ricas em polifenóis que têm sido amplamente investigadas devido aos seus potenciais benefícios à saúde. São particularmente ricos em proantocianidinas do tipo A (PACs), mas também contêm quantidades significativas de antocianinas, flavonóis e ácidos fenólicos. Seu uso ficou muito conhecido no tratamento e prevenção de infecções urinária mas os pesquisadores vem se surpreendendo com as muitas outras vantagens que seu uso pode atribuir à saúde.
Um exemplo é o novo estudo publicado na Food & Function, onde descobriu que o consumo diário de cranberries em 45 homens saudáveis, por um mês foi capaz de melhorar a função cardiovascular, tornando-o assim uma importante fruta para uso na prevenção de doenças cardiovasculares.
Na pesquisa os homens receberam 9 g de pó solubilizado em água equivalente a 100 g de cranberries frescos (525 mg de polifenóis totais) ou placebo por um mês. Aqueles que consumiram cranberry tiveram uma melhora significativa na dilatação fluxo mediada (FMD), que sinaliza melhora da função do coração e dos vasos sanguíneos.
O baixo consumo de frutas e hortaliças é um dos principais fatores de risco modificáveis associados a uma maior incidência de doenças cardiovasculares em todo o mundo. Evidências crescentes continuam ligando os polifenóis com benefícios para a saúde do coração. Cranberries são ricos em proantocianidinas que possuem propriedades distintas em comparação com polifenóis encontrados em outras frutas.
Os resultados demonstraram que o consumo de cranberries como parte de uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorando a função dos vasos sanguíneos.
.
Bibliografia consultada:
Heiss C; et a. Daily consumption of cranberry improves endothelial function in healthy adults: a double blind randomized controlled trial. Food & Function, 2022.