Crocus sativus pode ajudar na degeneração macular

Crocus sativus pode ajudar na degeneração macular

A degeneração macular é uma perda da visão central que acomete geralmente idosos. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do Crocus sativus podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar a visão.

Um estudo analisou os efeitos do Crocus sativus em 54 pessoas com degeneração macular relacionada à idade, separando os indivíduos em dois grupos: grupo controle e grupo de tratamento. O grupo de tratamento ingeriu 50 mg de Crocus sativus diariamente por 3 meses.

Antes e depois do estudo, os pesquisadores mediram: acuidade visual dos participantes (capacidade de ver formas ou objetos claramente a certas distâncias), sensibilidade ao contraste (capacidade de ver diferenças sutis no sombreamento ou padrões), espessura da retina e qualidade de vida dos participantes devido à baixa visão.

Os pesquisadores encontraram uma melhora significativa na acuidade visual e na sensibilidade ao contraste no grupo de tratamento e nenhuma melhora no grupo controle. Isso levou os pesquisadores a concluir que a ingestão de Crocus sativus a curto prazo pode retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade e ajudar a melhorar a visão.

.

Bibliografia consultada:

Riazi A; et al. The impact of saffron (Crocus sativus) supplementation on visual function in patients with dry age-related macular degeneration. Italian Journal of Medicine, 2017.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn